quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Textos do Programa de 24/09/2014 - Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 3, Itens 3 ao 5

Ouça nosso programa INÉDITO na quarta-feira às 21:30, com reprise na sexta-feira às 21:30 e no sábado às 14:00 em www.radiobrasilespirita.com.br
 
Programa Praticando o Evangelho - Por que as mudanças começam com a nossa reforma íntima!
Estudo do dia 24/09/2014: Evangelho Segundo o Espiritismo Cap 3 - Há muitas moradas na casa de meu pai, Itens 3 ao 5 (Diferentes estados da alma na erraticidade):

Seja você também um SEMEADOR do Evangelho, curtindo e compartilhando nossa página no FACEBOOK : www.facebook.com/praticandooevangelho

AVISOS:

* Para quem desejar  fazer a FLUIDIFICAÇÃO DA ÁGUA  durante o programa, orientamos para que já  prepare um copo, uma jarra, garrafa ou recipiente com água para tal.

* Quer CONVERSAR? DESABAFAR? SER OUVIDO?
COMPARTILHAR UMA EXPERIÊNCIA OU TROCAR UMA IDÉIA, MESMO QUE NÃO SEJA NECESSARIAMENTE PARA FALAR DE ESPIRITISMO?
Logo após o programa PRATICANDO O EVANGELHO desta quarta-feira, estaremos entre 22:15 até a meia noite prontos para lhe ouvir pelo SKYPE em nosso ATENDIMENTO FRATERNO. Basta adicionar rbe-atendimentofraterno ou então amorperdaoefe em seu SKYPE.

E para SER OUVIDO em QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE, em QUALQUER LUGAR DO BRASIL, basta discar para o telefone 141 (CVV- Centro de Valorização da Vida)

* Afim de facilitar o estudo, colocamos em vermelho o significado das palavras mais difíceis.

* Sugestões e dúvidas podem ser enviadas para o email amorperdaoefe@gmail.com 


Leitura inicial:

MENSAGEM PARA UM FILHO:

Mensagem escrita pelos pais de Raquel quando receberam a notícia de que sua filha, com apenas 10 anos de idade, era portadora de câncer cerebral:
"Filha querida, apenas nesta manhã, nós  vamos sorrir quando você rir, mesmo tendo vontade de chorar.
Apenas nesta manhã, nós vamos deixar você escolher o que vai vestir, sorrir e dizer o quanto você está ótima.
Apenas nesta manhã, vamos deixar a roupa para lavar de lado, pegar você e levá-la ao parque para brincar.
Apenas nesta manhã, vamos desligar o telefone, manter o computador fora do ar, sentar com você no quintal e soltar bolhas de sabão.
Apenas nesta tarde, nós não vamos gritar nenhuma vez, nem mesmo resmungar, quando você gritar e acenar para o carrinho de sorvetes. Se ele passar, vamos comprar um para você.
Apenas nesta tarde, não vamos nos preocupar com o que você vai ser quando crescer.
Apenas nesta tarde, nós vamos deixar você ajudar a assar biscoitos e não vamos ficar atrás tentando consertá-los.
Apenas nesta noite, vamos segurá-la nos braços e contar-lhe uma história sobre como você nasceu e como nós a amamos.
Apenas nesta noite, vamos deixar você espirrar a água do banho.
Apenas nesta noite, vamos deixar você ficar acordada até tarde, enquanto ficamos sentados na soleira, contando todas as estrelas.
Apenas nesta noite, nós vamos nos aconchegar ao seu lado por horas e perder nossos shws favoritos na tv.
Apenas nesta noite, vamos passar os dedos entre os seus cabelos, enquanto você hora, e vamos simplesmente ser gratos a Deus por ter nos dado o maior presente do mundo.
Vamos pensar nas mães e nos pais que procuram seus filhos desaparecidos, nas mães e pais que visitam a sepultura de seus filhos, ao invés de suas camas.
Nas mães e pais que estão em hospitais vendo seus filhos sofrerem, gritando por dentro que não suportam mais.
E quando lhe dermos um beijo de boa-noite, nós vamos abraçar você com mais força e por um pouco mais de tempo.
Então, vamos agradecer a Deus por você e não pediremos nada a ele, a não ser mais um dia".
Não espere o amanhã para dizer au seus filhos que você os ama.
Nunca detenha o gesto de carinho, de afeto e de ternura. Amanhã poderá ser tarde  demais, porque um de vocês poderá estar em outro lugar, em outra circunstâncias. Até mesmo no mundo espiritual.

Página de preparo:



132 - Sempre adiante  (Livro "Caminho, verdade e vida" - Emmanuel - Psicografia de Chico Xavier)

“Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também escravo.” (2ª EPÍSTOLA A PEDRO, capítulo 2, versículo 19.)
O Espírito encarnado, a fim de alcançar os altos objetivos da vida, precisa reconhecer sua condição de aprendiz, extraindo o proveito de cada experiência, sem escravizar-se.
O dinheiro ou a necessidade material, a doença e a saúde do corpo são condições educativas de imenso valor para os que saibam aproveitar o ensejo (oportunidade) de elevação em sua essência legitima.
Infelizmente, porém, de maneira geral, a criatura apenas reconhece semelhantes verdades quando se abeira (aproxima) da transformação pela morte do corpo terrestre.
Raras pessoas transitam de uma situação para outra com a dignidade devida. Comumente, se um rico é transferido a lugar de escassez, dá-se a tão extremas lamentações que acaba vencido, como servo miserável da mendicância; se o pobre é conduzido a elevada posição financeira, não raro se transforma em ordenador insensato, escravizando-se à extravagância e à tirania.
É imprescindível muito cuidado para que as posições transitórias não paralisem os vôos da alma.
Guarda a retidão de consciência e atira-te ao trabalho edificante; então, a teus olhos, toda situação representará oportunidade de atingir o “mais alto” e o “mais além”.

Estudo da noite:

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
CAP 3: HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI, ITENS 3 ao 5 (DIFERENTES ESTADOS DA ALMA NA ERRATICIDADE (Estado dos espíritos durante os intervalos das suas encarnações) ):



3. Do ensino dado pelos Espíritos, resulta que muito diferentes umas das outras são as condições dos mundos, quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade dos seus habitantes. Entre eles há-os em que estes últimos são ainda inferiores aos da Terra, física e moralmente; outros, da mesma categoria que o nosso; e outros que lhe são mais ou menos superiores a todos os respeitos. Nos mundos inferiores, a existência é toda material, reinam soberanas as paixões, sendo quase nula a vida moral. A medida que esta se desenvolve, diminui a influência da matéria, de tal maneira que, nos mundos mais adiantados, a vida é, por assim dizer, toda espiritual.

4. Nos mundos intermédios, misturam-se o bem e o mal, predominando um ou outro, segundo o grau de adiantamento da maioria dos que os habitam. Embora se não possa fazer, dos diversos mundos, uma classificação absoluta, pode-se contudo, em virtude do estado em que se acham e da destinação que trazem, tomando por base os matizes (Diferentes tons por que se passa uma cor) mais salientes, dividi-los, de modo geral, como segue: mundos primitivos, destinados às primeiras encarnações da alma humana; mundos de expiação e provas, onde domina o mal; mundos de regeneração, nos quais as almas que ainda têm o que expiar haurem novas forças, repousando das fadigas da luta; mundos ditosos, onde o bem sobrepuja o mal; mundos celestes ou divinos, habitações de Espíritos depurados, onde exclusivamente reina o bem. A Terra pertence à categoria dos mundos de expiação (Sofrimentos, provações) e provas, razão por que aí vive o homem a braços com tantas misérias.

5. Os Espíritos que encarnam em um mundo não se acham a ele presos indefinidamente, nem nele atravessam todas as fases do progresso que lhes cumpre realizar, para atingir a perfeição. Quando, em um mundo, eles alcançam o grau de adiantamento que esse mundo comporta, passam para outro mais adiantado, e assim por diante, até que cheguem ao estado de puros Espíritos. São outras tantas estações, em cada uma das quais se lhes deparam elementos de progresso apropriados ao adiantamento que já conquistaram. É-lhes uma recompensa ascenderem a um mundo de ordem mais elevada, como é um castigo o prolongarem a sua permanência em um mundo desgraçado, ou serem relegados para outro ainda mais infeliz do que aquele a que se vêem impedidos de voltar quando se obstinaram no mal.


Frase da semana:



"Não chame de destino as consequências de suas próprias escolhas (Autor desconhecido)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário